RICARDO

TEIXEIRA

Ricardo – sou eu – e é assim que gosto de olhar para a vida: com um sorriso.
Acabo de festejar os meus 29 anos. Foi em 2008.
Tenho uma filha, a Emma, que é a principal razão da existência da rubrica “NOT SO SECRET me” deste blog.

Só tenho dois talentos: comunicar e fazer figura de parvo!
São as únicas coisas que sei fazer. Por um lado, sou capaz de dizer coisas, sobre temas, durante horas. Por outro, tenho um dom inexplicável para fazer com que as pessoas se riam enquanto falo. Creio que seja pela cara de idiota, mas pode ser que os textos que escrevam tenham algum impacto.
Vai daí que faço palestras, onde passo mensagens sérias com humor, maioritariamente em ambiente corporate, embora esteja mortinho para lançar um projeto para o público. Também faço mais coisas que podem descobrir aqui.

Sou apaixonado pela vida, por pessoas, por jazz, um bom vinho, mente humana e, acima de tudo, sorrisos.
Sou daqueles que tocam nos outros e que gostam de abraços 🙂
Adoro comunicar (lê-se “falar muito”) e encontro sempre ótimos temas de conversa, mesmo quando já mais ninguém está interessado.

Tenho a sorte de ter um labrador, a Zorah, que é o melhor cão que poderia desejar.
Também tenho muitos sonhos para concretizar : visitar os +/- 200 países do mundo, apreciar as coisas simples da vida, fazer mais voluntariado, contribuir para um lugar melhor e, principalmente, ver a Emma crescer feliz.

TRABALHO

Trabalhei na Decathlon durante cerca de 16 anos e tive a oportunidade de viver um percurso fantástico, do qual me orgulho muito, através de muitas funções diferentes em Portugal e em França, onde vivi durante 5 anos, passando por uma experiência na República Democrática do Congo.

Comecei a trabalhar como vendedor em part-time, enquanto fazia a minha primeira tentativa no ensino superior, no ISEL, na área de engenharia. Algo que, como muitas outras coisas, não funcionou. E ainda bem.

MARKETING E COMUNICAÇÃO

Depois de uns anos no retail, entrei no mundo do marketing e comunicação, ainda na Decathlon em Portugal.

Entretanto, voltei à faculdade para me formar na área de marketing & publicidade na ESCS. Correu melhor.

DIRECTOR DE COMUNICAÇÃO EM FRANÇA

A uma dada altura, decidi que queria viver uma experiência no estrangeiro e fui para França, para a sede da empresa, onde trabalhei em projetos fantásticos. Fui responsável pela função dos Diretores de Comunicação dos vários países do grupo, depois eu próprio Diretor Comunicação das marcas de venda diferentes da loja clássica Decathlon, como as City (por exemplo) e ainda Diretor Comunicação na RDC, na Africa central.

MANAGEMENT LEADER

Finalmente, farto de tanto comunicar, tive uma ultima experiência como Management Leader (acho que era assim que se chamava a função), com a responsabilidade – eu e muitos outros – de acompanhar a transformação humana e cultural da empresa, em direção a relações mais simples, um management mais liberal, com mais autonomia, o que acredito ser a razão pela qual a Decathlon França alcançou o 1º lugar do Great Place to Work.

FACILITADOR & COACH

Entretanto, formei-me como facilitador e fiz uma pós-graduação em Lille na área do coaching, com a International Coaching Federation (ICF).

Esta última experiência a acompanhar pessoas e equipas a atingir os seus próprios objetivos fez-me viver algo que nunca tinha vivido em todos os anos de trabalho. Sentir que era para isto que eu servia. Que era isto que é suposto eu fazer.

E é. É este o meu propósito. Mas tenho vindo a aperceber-me que o acompanhamento de outros é uma das ferramentas que tenho à disposição, embora não seja a única. O coaching preenche-me, mas sabe-me a pouco. Acompanhar uma pessoa de cada vez vai tornar impossível aquilo que espero fazer: tocar imensas pessoas sobre o tema do desenvolvimento pessoal, da auto consciência.

Vai que comecei a dar formação – já são algumas pessoas de cada vez…
E ultimamente tenho cada vez mais trabalhado com grandes grupos, fazendo palestras. Frequentemente, procuram-me com um tema que querem passar a um grupo de pessoas e eu faço uma intervenção para passar a mensagem.

Tenho abraçado cada vez mais o mundo espiritual. A meditação, a astrologia, têm-me feito compreender o mundo de outra forma e também é sobre isto que falo.

PROJECTO DE VIDA

Deixei a Decathlon, lancei-me neste projeto de vida, que me apaixona todos os dias e que é ajudar os outros a avançar. O que é ótimo, porque são eles que fazem tudo e eu assim não faço nada, que é algo que me agrada muito. E sinto que estou no meu lugar.

VOLUNTÁRIO

E hoje até trabalho de graça, como voluntário, acompanhando através do coaching jovens que procuram soluções para ultrapassar situações que lhes são desafiantes.

PSICOLOGIA

Entretanto estou a fazer uma pós-graduação em psicologia no ISPA (onde acho que me vou formar como psicólogo, mas isso depois logo se vê…)